Comunicação Eficaz no Ambiente de Trabalho – TJ SP

TJSP promove palestra sobre comunicação no ambiente de trabalho

A Sala do Servidor do Fórum João Mendes Júnior recebeu hoje (3) palestra sobre o tema Comunicação eficaz: motivando pessoas e organizações, proferida pelo especialista Guilherme Armando Contrucci. O evento foi organizado pela Coordenadoria de Apoio aos Servidores (Caps), com a colaboração da Escola Judicial dos Servidores (EJUS).

O juiz assessor da Presidência Roberto Chiminazzo Júnior abriu a palestra e deu boas-vindas ao convidado. “Exposições como essas são muito importantes para o desenvolvimento do nosso trabalho, pois podemos interagir com outros servidores e tornar nosso dia mais agradável”.
Guilherme Contrucci falou sobre a importância da boa comunicação nas relações interpessoais e também no ambiente corporativo. Segundo ele, os ruídos produzidos durante as tentativas de comunicação são os maiores causadores de conflitos entre as pessoas e, por isso, é preciso atenção durante o processo para que haja correto entendimento entre os interlocutores. “Estudiosos dizem que utilizamos 70% do nosso tempo para nos comunicar, seja escrevendo, falando, ouvindo ou gesticulando, e muitas vezes não conseguimos nos fazer entender, o que gera conflitos interpessoais. É preciso codificar corretamente a mensagem para que o interlocutor a entenda e consiga um bom feedback dessa comunicação”, explicou.

O palestrante falou, também, sobre um tema bastante atual, que envolve principalmente os mais jovens e causa grande dificuldade na compreensão das mensagens. “As novas gerações têm utilizado, para sua comunicação, símbolos e palavras abreviadas, o que dificulta o correto entendimento. A linguagem é uma grande barreira para uma boa comunicação e ela, infelizmente, está muito banalizada. A responsabilidade da boa comunicação é do emissor e, por esse motivo, a atenção à linguagem é fundamental. O conhecimento é algo que não ocupa espaço”, concluiu.

Ao final da palestra – acompanhada por 1.306 participantes, sendo 236 na Capital e 1.070 por transmissão online – o convidado recebeu certificado de participação do TJSP.

fonte: Comunicação Social TJSP – AM (texto) / RL (fotos)
imprensatj@tjsp.jus.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *